quarta-feira, 7 de abril de 2010

Havemos de voltar a Viana

A Vida Portuguesa encontra-se hoje em Viana do Castelo, a desfrutar de um dia magnífico, a visitar amigos de longa data (também há quem lhes chame fornecedores) e a fazer novos. A ver com que linhas se cozem os produtos do futuro...

Lenços de namorados, trajes típicos, filigrana, há tanta riqueza neste cantinho de terra! E, como explica Manuel Freitas ao jornal i, "o importante da tradição é vivê-la". Num artigo de Marta Cerqueira, em que se comprova que "a identidade alastrou e a moda minhota é já tendência nacional. Brincos, lenços ou peças do traje típico minhoto fazem parte de muitos guarda-roupas em todo o país."

A quem, como nós, passar por Viana recomendamos uma visita ao Museu do Traje da cidade, na Praça da República. Criado em 1997 e reaberto em 2009, com uma nova galeria e um trabalho intenso de estudo e divugação. Exibe uma exposição permanente dedicada aos elementos do trajar, como convém, e outras temporárias sobre "diferentes aspectos da cultura popular rural vianense". Como a actual, "O traje à Vianesa, uma imagem da nação", de tirar o fôlego. Um espaço de homenagem às mãos que bordaram, de uma maneira ou de outra, uma cultura muito nossa.

Sem comentários: