segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dá cá um balão

O São João já foi sinónimo de tradição tripeira. Agora festeja-se um pouco por todo o país, ilhas incluídas. No Funchal por exemplo, este ano voltaram a haver marchas por bairros populares, regadas a poncha e cidra, a acompanhar o picado (cubos de carne de porco temperadas com vinha d'alhos e fritas, servidas com um palito ou a rechear sandes). Mas porque gostamos de ir beber à fonte, quisemos saber da nossa loja do Porto como se fazem por ali os festejos. E aqui deixamos os costumes dessa noite (entre as mais longas que se vivem na cidade, senão a mais longa, sem dúvida a mais castiça), nas palavras da Francisca Alves Costa:

"Não só no Porto antigo mas em todos os bairros, as pessoas trazem os fogareiros para a rua e assam sardinhas, pimentos, chouriço e entrecosto, que são acompanhados de broa e binho berde. Também há caldo verde, normalmente servido em loiça de barro e fogaças (uma espécie de pão doce). Montam-se as cascatas, que são verdadeiras aldeias em miniatura com casas, pontes, pessoas, animais e igreja. Fazem-se fogueiras nas ruas, que toda a gente quer saltar. Os bailaricos invadem a cidade. Também temos os manjericos com quadras e, claro, o fogo de artifício.

Os martelos de plástico colorido (uma invenção não muito antiga), servem para dar marteladas na cabeça de toda a gente, naquilo que se tornou uma brincadeira colectiva. Mas há quem prefira dar a cheirar o alho porro ou os molhos de cidreira aos narizes de quem passa. O ar depressa fica impregnado deste cheiro.

O céu cobre-se de pontos de luz, que são os lindos balões de São João e canta-se "São João, São João, dá cá um balão para eu brincar!..." O lançamento de um balão é sempre uma emoção: as pessoas fazem uma roda e seguram-no o mais delicadamente possível até ele subir. Quando chega lá acima, as pessoas gritam e batem palmas de alegria. Quando o balão arde ouve-se sempre um coro de “HOOOO!!!” E, ao fim da noite, os mais corajosos acabam na Foz a dar um mergulho no mar."

Nota: fotografia de Joana Bourgard extraída da galeria de imagens do Jornal de Notícias.

Sem comentários: