quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sabores da Aldeia

"O cabrito assado no forno e os maranhos, as tibornas e o pão, o bacalhau e a chanfana, a tijelada e as papas de carolo, são algumas das 153 receitas que nos foram reveladas pelas pessoas das Aldeias do Xisto e compiladas neste livro. Elaboradas pelas mãos de saberes antigos que se perdem na história de Portugal, chegam hoje até nós como gastronomia de elevada qualidade temperada com o sabor da tradição."

Este "Sabores da Aldeia - Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto" contém 153 receitas cedidas de viva voz pelos habitantes das Aldeias do Xisto e contextualizadas. Uma obra que, de acordo com o chef Hélio Loureiro, nos "faz sonhar com o pão saído do forno a lenha, quente e a fumegar, partido com as duras mãos e saboreado com sofreguidão, comido com mel ou azeite...". Foi finalista dos Prémios de Edição LER/Booktailors e candidato ao mais prestigiado prémio de design editorial do mundo, da Fundação Buchkunst na Alemanha.

A sua publicação insere-se no projecto de requalificação da rede das Aldeias do Xisto: 24 aldeias distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal - um território de enorme beleza e infinitas possibilidades de lazer, com tradições ainda vivas ligadas à agricultura de subsistência e ao ciclo da vida comunitária. Aqui fica um aperitivo:

Sopas de Cavalo Cansado. Receita obtida junto da Sra. D. Marília da Conceição Nogueira, Sarzedas, Castelo Branco. Cortam-se fatias de pão para uma terrina. Regam-se com vinho tinto. Depois de terem absorvido o vinho, deita-se-lhe um fio de azeite e açúcar por cima. Acompanham com sardinhas. (Também conhecidas por sopas de burro cansado. Consideradas alimento fortificante e uma gulodice.)

1 comentário:

Zita disse...

Olá

Eu sou do Fundão (aldeia de São Martinho), e deixe que lhe diga que adorei ler este seu post...

Há o cheiro e o sabor do pão quentinho no forno da aldeia, as tibornas hum que delicia...
As sopas de cavalo cansado é que infelizmente são responsáveis pela elevada taxa de alcoólicos da região, era hábito darem estas sopas como pequeno almoço as crianças antes de irem para a escola....

Mas desabafos á parte a sopa da boda é uma das melhores sopas que provei até hoje, adoro, adoro....

Beijos e obrigada pelas lembranças...

Beijos Zita