segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma fábrica que é um doce

Mesmo no centro do Funchal, perto da Sé e não muito longe do Mercado dos Lavradores, há uma instituição estimada e estimável que já leva muitos anos a seduzir gulosos. A Fábrica de Santo António foi fundada em 1893 por Francisco Roque Gomes da Silva, que haveria de ficar orgulhoso por saber que a família continua a zelar-lhe pelo negócio. O seu objectivo era produzir bolachas portuguesas, para rivalizar com as que existiam na altura na Madeira, de origem inglesa, como as de gengibre.

Nem de propósito, foi na Travessa do Forno (na esquina com a Rua 5 de Outubro) que decidiu instalar-se, num espaço reduzido mas bem aproveitado onde cabem fábrica, escritório e loja. Com as suas prateleiras antigas de madeira bem conservada, recheadas até não poder mais, que já viram passar tanta coisa doce...

Há o bolo de mel que tornou a casa famosa, em versão rica ou caseira, combinando o mel de cana com cidra, frutas secas, especiarias; aguenta até 18 meses e é apresentado numa bela embalagem de meio quilo. Há bolachas, que continuam a passar por uma máquina centenária; muitas, das versões mais clássicas como a Maria às mais modernas de preocupações dietéticas, como as de avelãs. Mais rebuçados, compotas deliciosamente embaladas e os sorvetes de fruta que só se podem provar aqui e que, por isso mesmo, sabem melhor ainda. Por isso, não se concebe uma ida ao Funchal sem passar pela Fábrica de Santo António. Até para quem não é guloso.

1 comentário:

lena disse...

não esquecer de provar
as "ferraduras"
e os "folhados de maçã"