terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Património vivo

O património vivo e imaterial das lojas da Baixa e Chiado em debate amanhã às 18h00 no Palácio do Beau Sejour (Estrada de Benfica 368, Lisboa). (...)

"E a forma como se usufrui (d)a cidade não é excepção à regra, e mesmo sem aprofundamentos de maior sobressaem duas correntes: a cidade enquanto território, e a cidade en...quanto palco de sociabilidades. Uma cidade inegavelmente plural. A Lisboa dos postais é a “luz”, o “rio”, o “eléctrico”, os “elevadores”. A abordagem do projecto Lojas da Baixa & Chiado – património vivo e imaterial é o relato daqueles que estão por detrás dos bastidores, é o testemunho dos agentes económicos, presentes na Baixa e Chiado, que ancora esta investigação em curso desde 2008, levada a cabo pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, e permite desvendar e entrecruzar o património material e imaterial."

1 comentário:

sufragista disse...

Sou uma designer que frequenta o mestrado em Design na Universidade de Aveiro. Estou a inciar uma investigação sobre o comércio tradicional português e sobre novos conceitos de comércio do ponto de vista do design (e o seu papel na regeneração dos centros urbanos). O caso de estudo d'A vida portuguesa é primordial por ser português, pela abordagem pioneira que foi feita e pela intrínseca valorização dos produtos e dos desenhos antigos - e da identidade nacional pelo desenho, um dos aspectos que pretendo sublinhar na investigação.
Gostaria, se possível, saber se poderei obter alguma informação (imagens e informação escrita) relativa ao projecto e aos temas descritos. O conhecimento de bibliografia relacionada com comércio urbano em Portugal seria uma ajuda preciosa.

muito obrigada,
filipa cruz . designer