quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pela liberdade de semear

A Vida Portuguesa abraça a causa URGENTE das "sementes livres". E convida todos a assinar a petição contra esta iniciativa da Comunidade Europeia, a favor da liberdade de plantar e semear, como vimos fazendo desde que a terra é Terra.

"A pretexto de questões como a necessidade de rastrear o percurso dos alimentos e a segurança alimentar, a Comunidade Europeia prepara-se (dia 18 de Abril) para estabelecer uma directiva legal para impedir que as pessoas que sempre semearam e recolheram, assegurando a sua soberania alimentar, possam continuar a agir dessa maneira. (......) Na verdade, por trás de palavras como «certificação», cujo sinónimo deveria ser autenticidade ou segurança, esconde-se muitas vezes a restrição no acesso a um direito, que fica, a partir daí, apenas ao alcance de quem pode pagar ou tem mais meios."

"É evidente que corremos sérios riscos quando as sementes das variedades tradicionais, que são património da humanidade e como tal devem estar livremente acessíveis a todos, passam a ser objecto de controlo estatal para ficarem nas mãos de entidades exclusivas." do Manifesto em Prol da Semente e da Soberania Alimentar. "Colher para Semear", Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais.

Sem comentários: