quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Elefantes" por Fernando Brízio

"Conheço há alguns anos 2 elefantes que vivem nas traseiras da Fábrica de Faianças Bordallo pinheiro. Vivem na companhia de caracóis, rãs, galinhas, patos, abelhas, muitos pássaros e outros animais. Guardo boa memória do dia em que conversámos pela primeira vez, ficamos amigos.

Quando me pediram para desenhar uma peça para os 125 anos da Bordallo Pinheiro, fui pedir-lhes ajuda. Eles vagueavam pelo museu da fábrica, escolheram taças, potes, vasos e começaram a empurrá-las. Gostei do que fizeram. São eles os autores das coisas que fiz para este aniversário... limitei-me a observar." Fernando Brízio

É do desassossego criativo que nasce a ideia de assinalar o 125º aniversário da fábrica Bordallo Pinheiro. Para tal, foram convidados 7 artistas nacionais - Bela Silva, Catarina Pestana, Fernando Brízio, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos e Susanne Themlitz que, no seu percurso plástico, recriam e reinterpretam Bordallo usando maioritariamente os moldes do próprio artista. Assim, nascem 7 peças de edição numerada e limitada a 125 exemplares.

Texto extraído da brochura "Sete Bordallianos" 125 Anos Bordallo Pinheiro.

Sem comentários: