terça-feira, 7 de junho de 2011

Desde (quase) sempre

"Há quanto tempo trabalha aqui?". A Vida Portuguesa até pode ser novata nestas coisas do atendimento ao público (quando comparada com outros casos de charmosa longevidade) e, por isso, olha com respeito e veneração para as lojas centenárias da zona da Baixa e do Chiado. Como as 15 selectas retratadas por Luísa Ferreira e que fazem parte da "Maior Exposição Fotográfica do Mundo - Lisboa 2011".

Lojas com a magia de outros tempos, algumas delas negócios familiares que passaram pelas mãos de diferentes gerações, onde o cliente continua a ter "sempre razão" e é mimado como tal. Lojas que se impõe redescobrir, na certeza de que permanecem abertas e coquetes.

Porque nos custa receber a notícia de espaços que se perdem irremediavelmente como o da charcutaria Nova Açoreana, que fornecia os clientes da Rua da Prata e arredores também de charme e colorido. E que, apesar de não enfrentar dificuldades económicas, fechou recentemente por não se enquadrar na filosofia do projecto hospitaleiro que vai tomar conta do prédio.

Ora, nós acreditamos que são precisamente estes espaços originais e castiços que fazem a graça de Lisboa, que lhe dão os traços distintivos, por oposição às cadeias internacionais que se repetem e descaracterizam as cidades. E recomendamos não só a exposição mas também o reencontro com estas e outras pérolas comerciais espalhadas por Lisboa, que teimam em resistir.

Exposição "Há quanto tempo trabalha aqui?". Fotografia de Luísa Ferreira. Até 30 de Junho, no primeiro quarteirão da Rua Augusta. A entrada não podia ser mais livre.

Sem comentários: