quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Uma categoria de produto

Não há muitas empresas que se possam gabar de oferecer "produtos de categoria desde 1874" mas a Fábrica de Biscoitos e Bolachas Paupério é uma delas. Apesar de as referências mais antigas datarem de 1865, sabe-se que a sociedade foi formalizada em 1874 por iniciativa de António de Sousa Malta Paupério e Joaquim Carlos Figueira. A fábrica ganhou o nome do primeiro mas continua ainda hoje a ser gerida pela família do segundo - Figueira pois então. A marca de Valongo correu mundo e foi medalhada na exposição Hortícola e Agrícola do Palácio de Cristal no Porto, na Exposição Internacional de Filadélfia e na do Rio de Janeiro de 1879.

Descurando novas tendências de mercado e todo o tipo de modernices desnecessárias, a fábrica continua a orgulhar-se de utilizar uma tecnologia "muito rudimentar" e equipamentos "muito antigos". Ao invés, puxa dos galões da "padronização da produção, a exclusividade das receitas e uma única tradição de mais de cem anos". "O registo da patente Paupério que remonta ao início do século XX atesta a importância e a exclusividade destes produtos." Porque a Paupério sabe que crucial mesmo é a qualidade da bolacha. E a qualidade - para lá de estaladiça, cremosa e deliciosa - é tal que nos deixa sem palavras. A fábrica não mente. É mesmo "produto de categoria".

1 comentário:

sufragista disse...

São deliciosas. Mas eram-no ainda mais há uns anos atrás. Quando andava numa escola do centro do Porto, o "bufete" só tinha bolachas da Paupério, de cacau e de chocolate, e aqueles biscoitos em espiral deliciosos.
Recentemente comprei uma dessas embalagens "preciosas" e comprovei que apesar da revalorização da marca e do desenho, as bolachas não estão tão tão boas. Era só mais um bocadinho (de amor, de carinho e de qualidade).