sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Porto 24

"PORTO CRIATIVO: ARTE, DESIGN E BRISA ATLÂNTICA.

(...) "Eu tinha um destes quando andava na primária", suspira uma mulher, na casa dos trinta com ar nostálgico, enquanto folheia um caderno quadriculado de papel mata-borrão. "Temos muitos clientes que vêm aqui comprar os objectos da sua infância", explica a funcionária por trás do balcão de madeira d' A Vida Portuguesa, especializada em produtos vintage, que ocupa as instalações de uma antiga loja de tecidos na Rua Galeria de Paris, no centro histórico do Porto.

Será a eterna saudade da alma lusitana, a lembrança glorificada de uma altura em que eramos pobres mas bonitos, ou uma fuga da realidades neste cenário de de recessão, mas a paixão pelo vintage é evidente.

Mas o Porto é uma cidade dinâmica e em transformação. "No passado, quando saíamos à noite, podíamos estar sozinhos na discoteca. Não havia muitos sítios para sair, tomar um copo ou conversar com os amigos", contam os funcionários dos bares da Rua Galeria de Paris, onde hoje se alinha uma sucessão de bares e restaurantes e onde os jovens passam a noite ao fim-de-semana. (...)" Texto de Arianna Garavaglia no Viaggi 24, suplemento do Il Sole 24 Ore italiano.

Sem comentários: