quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"É preciso intervir agora"

O Destak comemora dez anos e quer saber o que mudou na vida de outras tantas personalidades durante esse período de tempo. Entrevista de Isabel Stilwell.

"Catarina Portas. Fez chapéus, foi jornalista, partiu em reportagem para a Índia, deu alma a programas de televisão e rádio, até que uma pesquisa para um livro a levou a descobrir um negócio: acordar de um sono profundo os nossos melhores produtos. Nasciam as lojas A Vida Portuguesa, a que se seguiu a ressurreição dos antigos quiosques. Dez anos de combate por um país que, receia, corre o risco de perder a identidade."

"Queria provar que é possível ter uma loja de sucesso num centro histórico, sem transformar tudo num caixote branco com luzes embutidas no tecto. Existem mais coisas na vida para além disso! Se os centros comerciais históricos querem rivalizar com os shopping centers (onde não se apanha chuva e há estacionamento), então têm de investir naquilo que lhes é único, toda uma personalidade e uma atitude que está nos espaços. No último mês desapareceram da Baixa de Lisboa cinco lojas antigas, algumas substituidas pelas grandes cadeias. Chamo a isso matar a galinha dos ovos de ouro e arriscamo-nos a não ter país dentro de alguns anos."

"Percebi nestes últimos sete anos que os consumidores podem consumir politicamente, ou seja, informar-se mais para poderem perceber a quem é que vão dar o seu dinheiro, que consequências tem dá-lo a este e não aqueles, e como é que isso mexe com o mundo. Neste momento receio muito pela produção nacional, e sinto que é preciso intervir agora."

Sem comentários: