quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Pegada vintage"

"Estamos vivendo um fenômeno de consumo e design muito interessante. Ao mesmo tempo que somos surpreendidos por uma evolução tecnológica cada vez mais veloz, também nos vemos tomados por um desejo singular de resgatar o passado. Essa busca se materializa de várias formas: pela música, moda, e também pelo design. Já mostramos um post sobre a loja Pass The Batom, que valoriza o passado por meio da história de seus produtos usados. Agora vamos falar sobre a loja A vida portuguesa, que traz para o consumidor produtos com uma pegada Vintage muito evidente.

A idéia surgiu como consequência de uma pesquisa da jornalista Catarina Portas, que mais tarde a inaugurou a loja. Além de comercializar produtos tradicionais portugueses, que mantiveram ao longo dos anos o mesmo design de suas embalagens, a casa estabelece parcerias com indústrias e manufaturas que ainda funcionam com o intuito de lançar novos produtos com a mesma estética do passado (geralmente a dos anos 20 e 30). O blog da FAL destaca as lindíssimas embalagens de sabonete com estilo Art Deco, e lembra que a brasileira Granado também mantém algumas embalagens originais e reedita produtos bem interessantes, como o sabonete bola Salomé, que, como na casa de nossos avós, fica pendurado por um cordão de algodão no lavabo. Lindo!!" Do blog da FAL "Inspiração & Varejo".

2 comentários:

FAL design estratégico disse...

Nós, do Blog da Fal, ficamos muito felizes que tenham apreciado o nosso post e o republicado em vosso blog !! Aproveitamos para convidá-los a apreciarem mais postagens sobre o universo do design de varejo em www.blogdafal.com.br

Guida Palhota disse...

Este encantamento pela pegada vintage será fruto de uma necessidade de recolorir a vida quotidiana, que tem andado demasiado cinzenta, nestes tempos que correm, quer no que à variedade cromática diz respeito (os fatos masculinos, os automóveis metalizados, os aparelhos informáticos, os eletrodomésticos..., quer no que toca ao pouco gozo que os indivíduos do século XXI retiram do seu quotidiano.
Eu ando nas nuvens, apaixonada por tons rosa, por motivos com flores, por peças coloridas e de fraseado rico e poético. Será um meio doce de aligeirar a dureza e a tendência do presente para sobrevalorizar a funcionalidade e a comodidade, em total desprendimento relativamente ao que enche o olhar.
Parabéns à Catarina por ter dado asas a este conceito maravilhoso de prolongar no tempo aquilo que é bom e aquilo que é belo.