quarta-feira, 21 de março de 2012

Do espólio da Oliva

Fundada em 1925 em São João da Madeira, a Oliva depressa se tornaria sinónimo de máquinas de costura em Portugal. Ainda hoje a sua herança perdura no imaginário de muitos portugueses, como o nome que vem à mente perante a imagem do espécime que todas as avós tinham em casa.

Vanguardista na gestão, a Oliva tornou-se numa das maiores empresas do país, tendo chegado a empregar cerca de três mil trabalhadores. Podia orgulhar-se ainda de investir em promoção com bom gosto, através dos anúncios, prospectos e cartazes assinados por grandes nomes do design português (como Alberto Cardoso, Fred Kradolfer, José Rocha e J. Mattos Chaves). Bem como no design industrial da Risco (empresa criada em 1974 por Daciano da Costa) e em registos fotográficos por estúdios de renome.

No cômputo geral, são documentos gráficos de extraordinário valor estético e histórico (em especial das décadas de 1940 a 1970), reunidos em livro por Paulo Marcelo, volvidos que foram anos de investigação. O subtítulo não engana, estamos em presença de autênticas e preciosas "memórias de uma marca portuguesa".

Sem comentários: