sexta-feira, 13 de julho de 2012

Chamarrita


"NÃO ME IMPORTAVA MORRER SE HOUVESSE GUITARRAS NO CÉU" amanhã, sábado, às 21h30, na Livraria Ler Devagar da Lx Factory em Lisboa. Uma estreia oficial que é precedida por um workshop de Chamarrita (dança popular dos Açores) às 18h00 e seguida de um "baile sério" com arranque marcado para as 23h00. O convite chega da parte do realizador Tiago Pereira: "a entrada é livre, que a crise não seja desculpa para não mexerem os pés".

Já a preparar o próximo "Cantam as Filhas da Rosa", Tiago Pereira explica a campanha de angariação de fundos para este documentário sobre a Viola Campaniça, em colaboração com o músico alentejano Pedro Mestre. "O importante é não ficar parado. Nunca deixei de filmar porque não tinha dinheiro mas uma coisa é fazer recolhas e outra é realizar um filme com pesquisa, muitas gravações e muito trabalho... Desta vez é preciso".

"Sem apoios institucionais, a opção pelo crowdfunding surge da urgência em registar e compilar as práticas musicais das violas portuguesas de arame. Partindo do conceito de alfabetização da memória, o realizador procura uma consciencialização do público para a necessidade de criar uma memória colectiva musical portuguesa. A campanha de angariação de fundos permitirá envolver a comunidade, dando-lhe um papel activo na salvaguarda do seu património. (...)

A massivemov foi a plataforma escolhida para realizar a campanha, que pretende angariar €9.000 até dia 12 de Outubro, para que o filme possa estrear ainda este ano, tanto em sala como no Canal 180 (canal de televisão open source especializado em cultura e criatividade). Este valor cobrirá as despesas de produção, realização, montagem e mistura. As doações feitas através do site, com o valor mínimo de €5, serão devolvidas caso o projecto não consiga reunir 80% do valor pedido. Todos os apoiantes serão mencionados no genérico do filme, estando prevista a possibilidade de assistir à rodagem para os que contribuirem com os montantes mais elevados."

Sem comentários: