segunda-feira, 15 de abril de 2013

Coisas nossas



"Sabemos que chegamos ao destino, anunciado por uma fachada histórica que diz Fernandes, Matos & Companhia. É neste edifício, que outrora albergou uma das lojas de tecidos mais antigas do Porto, que moram as estrelas d' A Vida Portuguesa. São de outros tempos, muitas dos anos 30, 40 e 50 do século passado, mas continuam a seduzir estrangeiros e, cada vez mais, portugueses. Produtos vintage que contam uma história, deixam saudade ou são, simplesmente, rostos de um país.

A Vida Portuguesa mora no primeiro andar, no topo de uma enorme escadaria antiga que nos leva diretamente a um país cheio de tradição. Nas prateleiras brilham os mais variados produtos: os lápis Viarco, os sabonetes da Ach Brito, da Claus Porto e da Confiança, a pasta de dentes Couto, as conservas Tricana, a pasta Couto, o restaurador Olex, os cremes Nally, os bordados de Viana de Castelo, o Café Brasileira, os xaropes para refrescos Granadini, os cadernos Emílio Braga e Serrote, as andorinhas Rafael Bordalo Pinheiro, cera Encerite, brinquedos Pepe, entre muitos outros artigos que marcaram gerações.

Um mundo português que conquistou Catarina Portas, quando há cerca de nove anos, a então jornalista decidiu fazer uma pesquisa para um livro sobre a vida quotidiana portuguesa no século 20. Ao recriar uma despensa dessa época, verificou que lhe faltavam produtos... E não foi de modas! Meteu pés ao caminho e, com a sua persistência de empreendedora, bateu à porta de fábricas e casas de pequenos artesãos para os convencer a serem seus parceiros.

Em 2007, abria a loja A Vida Portuguesa, no Chiado, em Lisboa, local obrigatório em todos os guias nacionais e estrangeiros.
A loja do Porto, aberta desde 2009, não é diferente: Ponto de atração para turistas, é ali que olhos curiosos e aventureiros, ou apaixonados pelo estilo retro, encontram um mundo encantador ponteado de charmosos rótulos, embalagens vintage e muitas preciosidades registadas na memória.
A história vive em cada recanto, dando cor e vida a mesas compridas e vinte metros seguidos de móveis de madeira que quase chegam ao teto."

N COISAS NOSSAS.

Sem comentários: