terça-feira, 22 de outubro de 2013

Maria Keil em exposição

O seu olhar estendeu-se ao país inteiro mas Lisboa, a sobre e a subterrânea, está particularmente povoada pelas cores e os azulejos de uma senhora que foi pintora, ilustradora, designer e cenógrafa. Um talento de abundância que é um presente mas também um futuro admirável. Para redescobrir num painel de azulejos, num livro infantil ou na exposição De propósito... Maria Keil, obra artística. No Palácio da Cidadela de Cascais até domingo, dia 27 de Outubro.  Digamos, muito simplesmente, que é uma das nossas artistas favoritas.



A exposição, pelos olhos da Time Out: "Muitos de nós passamos todos os dias por Maria Keil sem saber. Ela já não está entre nós em pessoa mas vemo-la em Lisboa, em muitos locais. Como? Através das suas obras em azulejo que povoam espaços públicos. Mas esta é apenas uma das várias dimensões dos seus trabalhos, que não são tão conhecidos como seria de esperar para uma carreira tão produtiva. A artista nasceu em Silves em 1914 e faleceu em Lisboa em 2012, e agora, no dia em que perfazem dois anos desde o seu falecimento, o Palácio da Cidadela de Cascais inaugura uma exposição retrospectiva da sua obra com o título “De Propósito”.
 
Organizada pelo Museu da Presidência da República, esta exposição mostra trabalhos de pintura, desenho, figurinos, design gráfico e ilustração, entre outras áreas. “De propósito” é uma alusão à frase dita por Maria Keil, por ocasião do seu 80.º aniversário: “Faço 80 anos, sim, e é de propósito”. A ironia subjacente em grande parte dos seus trabalhos, a desconstrução, a diversidade de abordagens e de suportes e a fuga a categorizações espelham a personalidade desta artista. Ao todo, 80 foram também os seus anos de trabalho, aqui espelhados, para maior e melhor compreensão por parte do público.
 
Como diz Alexandre Pais, investigador do Museu Nacional do Azulejo, “Maria Keil é uma presença constante no quotidiano lisboeta. A pesquisa efectuada na procura de novas expressões plásticas e a relação com a arquitectura e a funcionalidade dos locais onde os azulejos eram aplicados, são dois dos aspectos mais relevantes de uma obra pessoal, atenta ao mundo que a rodeava, reinterpretando influências e a História à luz de novos desafios”. Mas no campo da ilustração é autora de imagens criadas para textos literários e livros para crianças durante cerca de 70 anos (entre 1940 e 2007). Já nos domínios do design gráfico a sua produção assentou em anúncios, cartazes, capas de livro, selos e sobretudo ilustrações. Nas artes performativas também Maria Keil colocou a sua assinatura: os figurinos e cenários que desenhou serviram de elementos importantes para espectáculos de dança. Como pintora, especializou-se na paisagem e retrato, tendo sido companheira dos neo-realistas. Como prova da sua versatilidade e riqueza plástica, ainda são expostos aqui exemplos de desenho de mobiliário para interiores comerciais, ligados à restauração e à hotelaria, e para interiores domésticos.
 
Maria Keil foi uma mulher que se soube impor num pequeno universo dominado pelos homens – e esta semana a prova está em Cascais, para todos verem.
 
De propósito... Maria Keil, obra artística. A partir de quarta no Palácio da Cidadela de Cascais (Passeio D. Maria Pia) e até 27 Out. Qua-Sex 11.00-17.00; Sáb 10.00-18.00;Dom 14.30-18.00. Bilhetes: 2,50€"

E disponíveis na nossa loja online:
Preciso e precioso, Desvio Padrão é um livro com DVD sobre o trabalho de azulejaria decorativa de Maria Keil, nas primeiras estações de metro da cidade de Lisboa. Inclui entrevista com a artista.
As Três Maçãs é um delicioso livro infantil sobre um menino, uma menina e três peças de fruta para dividir. Histórias de "amor de mais".






Sem comentários: