quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Mel a toda a prova


Corria o redondo ano de 1900 e São Domingos de Benfica era ainda uma campestre zona dos arrebaldes de Lisboa onde Jorge de Almeida Lima se lembrava de explorar as primeiras colmeias. Da Quinta do Lameiro, as laborosas abelhas haveriam de passar, pela mão dos trinetos do fundador, já no revolucionário ano de 1974, para a Serra da Malcata, concelho de Penamacor. E não surpreende que, de uma reserva de mais de vinte hectares, onde a natureza se mantém intacta e admirável, riquíssima em flores silvestres, urzes e rosmaninho, saísse um mel de excelência. Ou melhor, não só um mais vários. Dezassete variedades dele, mais precisamente, do "Mel de Portugal" à "Melada de Carvalho", passando pelo "Mel de Queiró e Rosmaninho da Serra da Malcata", o "Mel de Eucalipto da Beira Litoral" ou o "Mel Cremoso de Flores de Laranjeira".

Em comum, o facto de serem comercializados hoje em dia pela Serramel, que os dará a provar amanhã, sexta-feira dia 17 de Janeiro, mas também durante o fim-de-semana, entre as 16h00 e as 19h00. Ou a prova de que o mel nunca amargou. Venha daí!



O nome não engana e a Serramel nunca negou especializar-se em "produtos naturais das abelhas". Mas também não é de estranhar que uma coisa doce puxe por outra coisa doce e que a empresa tenha começado também a distribuir, a partir de 2004, compotas de fruta com o selo "Beirabraga". E olhar para o catálogo só traz a dificuldade em escolher entre o Doce de Medronho, o de Maçã e Castanha, o de Tomate Verde, Ginja ou Mirtilo - para mencionar apenas alguns menos convencionais. Todos confeccionados aliando as técnicas modernas aos processos tradicionais, tendo como ponto de partida a melhor fruta que o território nacional produz. E que, portanto, não podia faltar nas nossas prateleiras.


 A prova de que uma alimentação saudável pode ser tão ou mais deliciosa vem dentro de um pacote que também é um pequeno-almoço nutritivo para toda a família. Mas que ainda serve como sobremesa, lanche e pode ser usada em sobremesas várias, perfeita com iogurte, gelado ou frutas frescas. Não tem grande segredo. A Serramel prepara com esmero flocos de aveia integrais, amêndoas, sementes, envolvidos em mel e levemente tostados, disponíveis nesta mistura mais convencional, mas também em variação Tropical (com banana, ananás e côco) ou com os nossos nativos maçã, pêssego e morango. É uma Granola Portuguesa, com certeza!

Para degustação amanhã entre as 16h00 e as 19h00.
N' A Vida Portuguesa
Largo do Intendente Pina Manique 23
1100-285 Lisboa

Sem comentários: