quarta-feira, 21 de maio de 2014

Do tradicional comer


Os americanos têm a Julia Child, os ingleses a Delia Smith, nós temos a Maria de Lourdes Modesto. Uma diva da cozinha que nos tem ajudado a compilar e a desfrutar da magnífica culinária portuguesa. Aqui une os seus esforços aos de Afonso Praça, para nos brindar com receitas dos comeres que marcam presença nas festas da nossa gente. Numa obra que enquadra as ocasiões festivas e convida a passar à prática. Tarefa facilitada, de resto, pela fotografia de Nuno Calvet.
“Nem conjunto de ensaios etnográficos, nem recolha de receitas de cozinha, nem álbum de fotografias, Festas e Comeres do Povo Português acaba por ser um pouco de tudo isso, como de resto era inevitável”. Pura gula literária.





"Fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa, Maria de Lourdes Modesto foi recebendo e compilando, durante anos, milhares de receitas que lhe chegaram de todos os pontos do país. Dessas, seleccionou as cerca de 800 que compõem esta obra, e que se lhes afiguraram como as mais representativas das várias regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira,
Um trabalho notável que desvenda os segredos da cozinha típica e tradicional portuguesa ciosamente guardados ao longo de gerações."

E, muito justamente, o livro de cozinha mais lido em Portugal, acrescentamos nós.

Disponível na nossa loja online

Sem comentários: