terça-feira, 8 de julho de 2014

Vá pelos dedos da Sancha


Em 2006, Sancha Trindade criou um blogue que havia de se tornar numa declaração de amor. Como uma carta que se vai escrevendo, à medida que se descobrem novos motivos de espanto, admiração e entusiasmo no ser amado. Mesmo se o ser amado, como neste caso, é uma cidade, é Lisboa. Depois de contribuir para diferentes orgãos de imprensa (do Expresso à Vogue, passando pelo Diário Económico ou pela Vanity Fair) e assumindo-se sempre mais como contadora de histórias do que como jornalista, Sancha sentiu a necessidade de criar uma plataforma que fizesse justiça ao carácter vibrante e dinâmico desta Lisboa sempre antiga e sempre nova. Uma montra que, dos livros aos pratos, da moda à tecnologia, fosse pondo em foco aquilo que de melhora cidade tem para oferecer. Chamou-lhe "a cidade na ponta dos dedos".
Alfacinha que não esconde o orgulho de o ser, habituámo-nos a vê-la calcorrear as sete colinas a toda a volta, tão confortável a calçar um par de galochas como as distintas luvas da nossa estimada vizinha Ulisses. Havia um lançamento, uma abertura, uma novidade, a Sancha estava lá, com um energia contagiante, incansável a partilhar os acontecimentos das mais diversas áreas. E porque um entusiasmo destes não se queda nas delimitações geográficas, havia de acabar por se estender ao Porto, ao país e ao mundo. Recentemente, achou por bem alargar o conceito da plataforma ao Atlântico, e lá vai cabendo sempre mais dentro, com a possibilidade de dissecar marcas, produtores, o bem saber fazer.
Em 2014, já era altura de esta declaração de amor passar à televisão. Agora disponíveis a uma audiência mais alargada, o bom gosto e a elegância são exactamente os mesmos do primeiro dia, das primeiras linhas. Não há volta a dar-lhe, quem tem faro para as coisas belas (e boas), tem.


A plataforma Atlântica, em formato de televisão para o Económico TV e Canal 180, também disponível aqui.

Sem comentários: