quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Uma jóia de património

No princípio, era uma inspiração na cabeça de Manuel Marques, que casou com a filha de um industrial mas decidiu encetar negócio por via própria e, vai daí, montou uma oficina na portuense Rua do Heroísmo. Consta ainda que a primeira criação veio de um fio de ouro que a esposa trazia ao pescoço na altura, e que ele terá derretido para lhe dar o seu cunho pessoal. Ela não há-de ter ficado muito desagradada e a produção prosperou, sob o precioso nome "Topázio" a partir daquele 1874, faz hoje 140 precisos anos. 

Entretanto, a empresa expandiu-se em Gondomar e o ouro deu lugar à prata, que continua a exportar para o mundo inteiro, com uma liderança segura. O segredo é o de sempre: a elegância que se revela nos detalhes, pelas mãos habilidosas que trabalham as matérias nobres e podem dedicar até um mês a cada peça que dali sai, passando pelas fases em que se molda, estampa e repuxa. Tudo é soldado, cravado, lixado e polido individualmente, com o mesmo esmero dos primeiros dias. 

Para assinalar tão redonda data, a Topázio pediu a 14 artistas que criassem outras tantas peças decorativas e a um realizador, João Botelho, um filme comemorativo que dá pelo título de "O Som da Prata". Mas a maior prova de solidez veio em Agosto deste ano quando, depois de um terrível incêndio nos armazéns, todos os funcionários da empresa arregaçaram as mangas para a reerguer das cinzas no prazo de uma semana (como mostra este vídeo da TVI), mostrando uma dedicação que vale ouro. Esta gente está mesmo de parabéns!

Sem comentários: