sexta-feira, 22 de maio de 2015

As linhas com que se cosem os azulejos

Ana Salazar, Joana Seixas, Anabela Teixeira, Sandra Celas: nenhuma delas perdeu a oportunidade de vestir a camisola da TILED. Que também quer dizer o vestido, a écharpe, as peças de vestuário que a inspiração ditar mas, sobretudo, vestir o azulejo.

Em 2014, uma artista visual, uma designer de moda e uma engenheira do ambiente começavam a costurar a ideia de passar os padrões dos formosos quadrados coloridos ao têxtil. Afinal, um revestimento com um resultado tão bonito nas paredes de norte a sul de Portugal também tinha que cair bem sobre a pele nua. Primeiro a das mulheres mas também já se começa a preparar uma colecção masculina.

Porque há uma base de dados - que é dizer padrões - em expansão, para alimentar esta marca moderna que quer fazer a ligação entre o design e a herança cultural. E que também quer desempenhar um papel na salvaguarda deste tremendo património, tendo aderido ao Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa (PISAL) e desenvolvido uma linha exclusiva para o Museu Nacional do Azulejo.

Todas as outras peças já podem ser compradas - ou encomendadas n’ A Vida Portuguesa do Intendente - número 23 do largo, todos os dias das 10h30 às 19h30. Agora, na roupa como nas paredes, há uma história para contar.

Sem comentários: